quarta-feira, 23 de abril de 2008

OS SETE RAIOS - 4ª PARTE

EXAME DE CONSCIÊNCIA

1º Raio (Vontade – Poder)

Fase do despertar da consciência, onde a força de vontade não mais se encontra em estado instintivo, mas já se transformou numa capacidade de se expressar mentalmente no que diz respeito a ambição, orgulho, capacidade de dar ordens, de autogovernar-se, de propor um objectivo e fazer planos.

Já despertei para as qualidades deste 1º raio tais como: senso de responsabilidade, sensatez, senso de dever, de lealdade, de justiça, de autocrítica e respeito pela liberdade alheia. Permanece ainda o orgulho, um certo isolamento egoísta, uma certa intolerância, mas já começa a aflorar a necessidade de integração com outros temperamentos, uma necessidade de reconstruir e de dirigir a vontade para finalidades mais elevadas e mais impessoais.

Na minha sede de liberdade e desejo de autonomia, inconscientemente há uma certa rebeldia, intolerância e inconformismo. Uma tendência para dominar.


2º Raio (Amor – Sabedoria)

É a necessidade, a aspiração constante do completar-se, de unir-se com qualquer coisa ou alguém que lhe seja diferente e que toma o nome de Amor. Acredito emanar calma e tranquilidade, pois inspiro confiança nas pessoas que, por esse motivo, se abrem comigo.

Neste momento da minha vida essa segurança interior, de que tudo é bom, justo e honesto, e o mal é temporário, está difícil de aceitar.

Em relação às virtudes deste raio, eu me acho uma pessoa com bastante tacto, calma, com uma certa dose de sensibilidade. Sou bastante intelectual, com um grau de inteligência muito bom. Continuo a estudar e a tentar aprender. Tenho grande sensibilidade artística e procuro expressar-me através da arte. Sou psicóloga por natureza, com capacidades de intuição, de compreensão e de identificação com o espírito alheio. Sinto grande necessidade de me identificar com os vários assuntos que estou estudando e portanto, demoro um pouco na sua assimilação, mas não tenho preguiça intelectual. Sou dotada de grande comunicabilidade.

Procuro utilizar a técnica da transmutação tentando transformar uma qualidade negativa numa qualidade positiva correspondente, com muita dificuldade e algum sofrimento.

Quanto a obter serenidade, uma das virtudes deste raio, há alguma dificuldade no que diz respeito à aceitação de determinadas circunstâncias, e por isso, não consigo atingir esse estado de serenidade. Alguns medos, como por exemplo, medo da solidão, medo de sofrer, medo da vida, fazem com que não consiga obter a desejada paz de espírito, portanto, considero-me um tipo misto deste raio que se traduz numa mescla de amor e de egoísmo, de medo e de sensatez, de decisão e incertezas, de compaixão e frieza.


3º Raio (Actividade da Mente)

O tipo psicológico deste raio tem como nota fundamental do carácter a actividade da mente e o pensamento. No meu caso, há uma concentração de energia psíquica na mente e um uso contínuo das faculdades intelectuais, uma grande vivacidade e mobilidade de pensamento.

Acredito que tenho maturidade suficiente para me considerar um ser inteligente, com clareza de pensamento, discernimento, capacidade de análise e de síntese. Busco o conhecimento para colocá-lo ao serviço dos demais. Possuo uma mente aberta, sem cristalizações e preconceitos, livre de fanatismos e sempre pronta a indagar e compreender ideias novas.

Há em mim uma necessidade muito grande de expressar concretamente as minhas ideias, ou seja, traduzi-las em palavras e obras, apesar de uma certa confusão neste sentido. Há uma tendência a passar dias inteiros a pensar e a reflectir, aparentemente inactiva ou inerte, mas na realidade, mentalmente dinâmica. Estou feliz quando posso usar a mente, expressando as minhas ideias, comunicando o meu pensamento.

Com relação aos aspectos negativos deste raio, tenho alguma superficialidade, preguiça física e curiosidade.


4º Raio (Harmonia através do conflito)

Este é um raio de natureza ambivalente, voltada ao mesmo tempo para o exterior e para o interior. É a aspiração da harmonia entre dois opostos e que implica de início, lutas e conflitos. É sentir os dois pólos com igual intensidade.

A nota preponderante deste raio é a dupla capacidade de perceber que a realidade espiritual que está por trás da realidade objectiva é que produz a qualidade peculiar do carácter desse tipo psicológico.

No que diz respeito à minha pessoa, há alguma desordem interior, falta de equilíbrio e sensualidade. Há uma insatisfação que resulta de um conflito interior, gerando estados nos quais se alternam períodos de preguiça e de grande actividade. Há ainda uma admiração muito grande pela pureza e, ao mesmo tempo, alguma sensualidade. Momentos de cólera acompanhados de períodos de calma e quietude. Às vezes sou uma oradora brilhante e outras remeto-me a um silêncio opressivo e opressor. Tenho apego ao passado e entusiasmo pelo novo. Sou presunçosa e, ao mesmo tempo, tenho uma sensação de fracasso. Tenho uma aguda percepção do mundo espiritual e, ao mesmo tempo, apego-me ao mundo material. Tenho uma tendência para me identificar com os outros e, ao mesmo tempo, sou fechada e egocêntrica, não me libertando da concha do meu “EU”. Sou excêntrica, caprichosa, às vezes extravagante, e por outro lado, sou corajosa, leal, afectuosa, idealista e sincera.

Sou susceptível às cores e à melodia. Amo o belo a ponto de sofrer com as brutalidades e as desarmonias, e por isso, procuro rodear-me de coisas belas, na casa, no vestir, etc.

Por causa desse temperamento estou em contínuo conflito comigo mesma e passo por frequentes crises interiores. Este conflito dá-me sofrimento, ocasionando que, às vezes me sinto isolada e diferente, atravessando um período árido e vazio. Há uma necessidade muito grande de superar esse conflito e essa dualidade, encontrando um ponto de equilíbrio, criando na vida um alterno rítmico de trabalho e repouso, uma sequência de actividade e quietude em harmonia com os ciclos da natureza e as forças cósmicas, e ainda um ponto harmónico de contacto entre o passado e o futuro. É preciso integrar alma e personalidade e depois, a mónada.


· 5º Raio (Conhecimento concreto)

Representa o impulso inato da mente humana, sempre a indagar, procurar e conhecer os fenómenos da natureza, impulso este que produz o conhecimento científico.

A essência espiritual deste raio é análise e poder de analisar.

O problema fundamental do temperamento do 5º raio, é o de que, a observação da multiplicidade leva facilmente a olvidar a unidade, obscurecendo a visão do todo. Tornam-se materialistas e fecham-se à intuição espiritual.

Não me considero materialista e nem deixo que as formas da natureza me impeçam de buscar o mistério que existe por trás dessas formas. Sou possuidora de sentimento religioso e místico.

Considero-me honesta, coerente e bastante observadora. Gosto de analisar os fenómenos do mundo objectivo e de pesquisar.

Tenho sede de conhecimento, pois acho necessário para a minha evolução e para a compreensão do universo. Há muitos “porquês” neste momento e um grande interesse pelo mundo das energias e das vibrações, pois quero compreender o mundo espiritual.

Reconheço Deus como Mente Universal, e caminho no sentido de uma religiosidade cósmica, como dizia Einstein. Reconheço a origem divina de tudo quanto existe e procuro uma possibilidade de poder colaborar para o progresso e evolução do homem.


· 6º Raio (Devoção e Idealismo)

A essência espiritual deste raio é o idealismo, o anelo profundo e instintivo de todas as coisas criadas, a elevar-se para Deus, na busca da perfeição a partir do modelo ideal. O homem necessita de criar ídolos para serem objecto da sua adoração.

Não sinto necessidade de idealizar o ser perfeito, o marido perfeito, etc., acho que cada pessoa está num determinado patamar de evolução e procura respeitá-las como são

Não procuro Deus fora de mim mesma, mas procuro sentir Deus ou a presença divina no meu coração.

Ainda não me acho capaz de grandes sacrifícios, desapegos e sublimação, na medida do possível procuro servir e auxiliar.

A tendência deste raio é transformar o veículo inferior em canal, para servir de instrumento à energia superior.


· 7º Raio (Concretização física)

Expressa a manifestação da energia espiritual no plano físico, com a finalidade de tornar a personalidade e o veículo etérico no instrumento perfeito do ego, no plano da manifestação física.

A meta é fazer do corpo físico – etérico o “Templo do Senhor”, criando o “Corpo Glorioso”. É fundir o espírito e a matéria.

Uma qualidade essencial deste raio é a ordem e a organização. A ordem manifestada na natureza como rítmica e harmoniosa.

Esforço-me por introduzir na minha vida, e até mesmo a impor-me um ritmo tanto externo quanto interno, mas acredito que inconscientemente estes ritmos e ciclos da natureza agem sobre o ser, num movimento de fluxo e refluxo, a observar quando estou mais activa e quando estou em aparente inércia.

Este raio também é conhecido por Raio do Cerimonial ou do Ritual. O ritmo é que caracteriza o ritual, e por isso é necessário impor um ritmo regular à nossa vida.

Possuo compreensão do divino que há em todas as coisas e acredito que a grande lição de cada ritual, é a de que nossa vida inteira deve transformar-se num rito, não apenas por apego à forma, superstição ou beatice, mas por reconhecer que o sagrado existe e habita todas as coisas.

Procuro estar consciente e perceber quando faço algo mecanicamente, para que isso não se transforme em hábitos indesejáveis. É preciso prestar atenção aos pormenores e criar novos ritmos desejáveis para a manifestação da energia superior. Neste aspecto a maior dificuldade está na disciplina e na força de vontade.

Nenhum comentário: