terça-feira, 4 de maio de 2010

CHAKRAS

CENTROS ENERGÉTICOS- CHAKRAS
INTRODUÇÃO

Quando os chacras funcionam normalmente, cada qual está aberto e gira na direcção dos ponteiros do relógio, a fim de metabolizar as energias necessárias do campo universal. Se fecharmos os chacras, não permitiremos que entre a informação. Geralmente a disfunção de cada chacra está relacionada com um distúrbio psicológico.

OS CHACRAS DA ESFERA DA TERRA

1- CHACRA RAIZ OU BÁSICO

Localiza-se na base da coluna ou área do cóccix. É a âncora do espírito. Dele depende a nossa ligação com a terra... É onde repousa a KUNDALINI. É onde se armazena a memória ancestral.
Controla as glândulas supra-renais. ( mecanismos de fuga; o medo e o tecido cromófino – ao longo da coluna, essa substância mantêm o corpo e a forma).
Energiza e fortalece todo o organismo.
É a vontade de sobreviver . É a fonte da força da luta pela preservação da espécie, da sexualidade. Diante do stress prepara-se para a luta ou para a fuga.
As danças tribais vigorosas, acompanhadas de tambores, estimulam esse centro.
Bloqueios no chacra raiz frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais como pacifismo extremo, medo existencial, agressão excessiva, medo da morte, problemas com a ordem e o planejamento do tempo, impaciência e dependência.

Sintomas físicos: enfermidades dos ossos, dos dentes e da espinha, doenças que afectam o poder de recuperação, doenças e distúrbios entre o intestino grosso e o ânus. Coluna vertebral e rins.
Cor: contém os pranas vermelho e laranja. Purificado, torna-se branco ultravioleta.

2 - CHACRA SEXUAL

Localiza-se na região pubiana. Controla e energiza os órgãos sexuais, a bexiga e as pernas.
Governa nossa habilidade de sentir o mundo , capacidade de auto- percepção. Coordena a expressão e a linguagem do corpo.
Governa os órgãos reprodutivos ou gônadas .
Neste nível buscamos vivenciar o outro.
Este centro pode ser estimulado com danças sensuais e forte.
Bloqueios no sexual, frequentemente resultam em sintomas mentais como medo da proximidade física e repugnância pelo corpo. Mas essa repugnância também pode se expressar como limpeza excessiva, incompreensão, uma mente muito centrada na razão, desordens rítmicas, isolamento, frigidez, impotência, falta de reflexo orgástico, medo de cair.
Nos dois pontos em que o centro sexual frontal e dorsal se juntam, no “coração” do chacra, a força vital manifesta o seu segundo impulso e propósito mais poderoso, o desejo da união sexual.
É carregado e descarregado no orgasmo, num movimento que revitaliza e limpa o corpo com um banho de energia, livrando todo o sistema da energia bloqueada, dos produtos de refugo e da tensão profunda. O orgasmo é importante para o bem estar físico. Através do dar e receber, no ato sexual experimentamos a unidade.
Muitas práticas espirituais advogam a retenção do esperma, ou “semente espiritual” para a transformação.
A obstrução desse centro pode resultar na impossibilidade de alcançar o orgasmo na mulher, que é incapaz de se abrir e de receber alimentação sexual do companheiro. Ela provavelmente não conseguirá fazer conexão com a vagina e talvez não goze a penetração, mostrando-se mais inclinada à estimulação do clitóris. No homem, a obstrução vem acompanhada de orgasmo precoce ou incapacidade de erecção. O homem tem medo em algum nível profundo de entregar toda a sua força sexual e por isso a retém. O fluxo de energia amiúde é interrompido, ou redirigido para as costas, para fora do centro sacro, de modo que ele emite a energia no orgasmo, pelo segundo chacra dorsal, em vez de emiti-la pelo pénis. Essa experiência às vezes é dolorosa e resulta numa aversão ao orgasmo e começa a evitar o ato sexual. É preciso desenterrar as imagens ou crenças que foram a origem de tudo.
É muito difícil sentir uma tremenda força sexual e estar ao mesmo tempo muito aberto para dar e receber no ato de amor. Essa força sexual transmuda-se não raro , em fantasia sexual em vez de permitir que o momento se expanda pela imersão do eu nas profundezas e mistérios pessoais do parceiro.

Sintomas físicos: doenças relacionadas com os fluídos do corpo (sangue, linfa, saliva, bílis) ou com os órgãos processadores desse líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas). Forte susceptibilidade a infecções. Sistema reprodutor. “ELE NÃO TEM ALEGRIA DE VIVER”.
Cor: pranas vermelho e laranja. Purificado, torna-se rosa e verde
Possui um talo que atravessa o plexo pélvico, o hipogástrio e termina entre a vértebra sacra e a 1ª coccígea.

3- CHACRA DO PLEXO SOLAR

É um centro compensador de energia. Aqui reside a sede da nossa liberdade pessoal e dos nossos sentimentos de culpa; isto é, tanto de nossas capacidades potencialmente ilimitadas para o desenvolvimento como de nossas limitações auto-impostas. Somente quando os medos e os sentimentos de culpa, como também as pretensões ao poder que deles resultam são liberados é que um ser humano será capaz de permitir aos outros sua liberdade, enquanto os aceita e os ama ao mesmo tempo. Assim, o caminho para a abertura do coração é através do plexo solar.
Controla e energiza o pâncreas, o fígado, o diafragma, o intestino grosso, o apêndice, o estômago e, num certo grau, energizará também o intestino delgado, os pulmões, o coração e outras partes do corpo. Todo o corpo pode ser energizado através deste chacra. Às vezes a superenergização pode resultar em dificuldade respiratória.
Controla o equilíbrio de açúcar no sangue.
Bloqueios no plexo solar frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais como pretensões ao poder, ambição, gasto compulsivo, ansiedade de status e inveja.
O funcionamento excessivo geralmente produz o típico “ávido de poder” ou o “tirano da família”.
É intimamente relacionado com os sentimentos e emoções. É facilmente perturbado ou desequilibrado por emoções negativas. Quando a pessoa está muito zangada, o plexo pulsa desordenadamente, fazendo com que o diafragma se mova desordenadamente, resultando em respirações profundas e irregulares.
Quando a pessoa está evacuando, o plexo solar , e o plexo da base produzem grande quantidade de pranas laranja e amarelo, que misturados produzem efeito libertador no intestino grosso. Por essa razão o prana laranja e o amarelo são empregados no tratamento da prisão de ventre.
É no plexo solar que o indivíduo é chamado a aprender a lição do manejo do poder pessoal. Ele aprende por meio de inumeráveis lutas pelo poder, por sensação e insegurança, ciúmes e possessividades intensos, úlceras e incontáveis ataques cardíacos. Isto tudo é uma praga comum entre executivos que lidam com essa energia.
No plexo solar encontram-se células primitivas do cérebro que expressam no animal, o mental ou actividade cerebral.. De fato, abaixo do diafragma o ser humano é de fato uma máquina idêntica ao animal.
Esse centro governa o colectivo e o concreto. A capacidade de sintonizar o outro, as coisas e os locais.( manejo da luz física).
Deste centro é possível perceber os fenómenos astrais com facilidade, possuem frequências semelhantes. Geralmente, são essas formas astrais formas-pensamentos) que passam por visões espirituais. Na verdade o que se vê são as formas-pensamento da pessoa, aquelas que ela própria criou ou as que foram projectadas sobre a pessoa.
O elemento que caracteriza esse plexo é o fogo, o mesmo que caracteriza os outros dois centros inferiores.
Para sermos capazes de sustentar a PAZ PROFUNDA, precisamos ser capazes de permanecer em nossos próprios pés ( 1º chacra), saber o que estamos sentindo (2º chacra), sermos capazes de aceitar ou rejeitar com autoridade ( domínio sobre o EGO - 3º chacra) .

SERMOS NÓS MESMOS ENVOLVE RISCOS QUE POUCAS PESSOAS ESTÃO DISPOSTAS A CORRER.
AS PESSOAS DIFICILMENTE SABEM O QUE ESTÃO SENTINDO E MUITO MENOS O QUE QUEREM. HÁ UMA DESCONEXÃO ENTRE O QUE ELAS SENTEM E O QUE QUEREM.
TODA FONTE DE PODER DESSE CHACRA É PROJETADA NOS RELACIONAMENTOS, CULPANDO E ACUSANDO OUTRAS PESSOAS E SISTEMAS PELA PRÓPRIA RECUSA DE TOMAR DECISÕES E ASSUMIR SUAS CONSEQUÊNCIAS.
OU AS PESSOAS ESTÃO SE LACERANDO RECIPROCAMENTE COM MUNIÇÃO MENTAL EM UMA COMPETIÇÃO SELVAGEM, OU POR OUTRO LADO, ELAS SE CULPAM , RESULTANDO EM MECANISMOS DE ESCAPE PARA A PRÓPRIA VIOLÊNCIA E DESEJO DE VINGANÇA (essas são as principais causas do câncer).

Sintomas físicos: distúrbios estomacais, duodenite, disfunções pancreáticas, distúrbios do fígado e da vesícula, secreções gástricas desordenadas e disfunções salivares. Sistema nervoso.
Danças que despertem emoções ou marchas, estimulam esse centro.
Cor: contém pranas vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Possui um talo complexo que atravessa o plexo solar e termina na coluna vertebral, entre a 8ª e 9ª vértebras dorsais.


CHACRA DA ESFERA HUMANA

4- CHACRA CARDÍACO

Localiza-se no centro do peito.
Relacionado com o plexo nervoso do cardíaco. Energiza e controla o coração , o timo, o sistema circulatório e o pulmão.
Se o chacra do coração está equilibrado, ele nos permite aceitar o mundo, a nós mesmos e as outras pessoas como elas são. Se eu não me aceito e vivencio constantemente uma discordância interior comigo mesmo simplesmente porque não correspondo à imagem ideal que tenho de mim mesmo, então não serei capaz de ir ao encontro dos meus semelhantes de uma maneira tranquila e amorosa. Em vez disso, eu os acusarei de me desapontarem mais uma vez, de estragarem o meu dia, de serem porcos capitalistas. Mas se posso encarar meus preconceitos e crenças com uma atitude relaxada, também reconhecerei as capacidades singulares em mim mesmo e nos outros.
O chacra do coração é o centro das emoções superiores ou refinadas. Está intimamente ligado ao plexo solar, e por isso as emoções negativas têm, com o passar do tempo, efeitos prejudiciais sobre o coração.
Chamando para uma mudança do amor condicional para um amor incondicional, ele evoca a libertação dos apegos.
Bloqueios no centro cardíaco frequentemente resultam em sintomas e atitudes mentais como a imposição de condições ao amor, amor sufocante, abnegação exagerada e egoísmo. Quando sua actividade está distorcida, o centro torna-se absorsor ao invés de irradiador e os sintomas que se seguem expressam superficialidade, artificialidade e tendências suicidas.
Uma pessoa que não processou as forças a nível do coração sempre manifestará preconceito, rigidez, complexidade e seriedade. (marcas do EGO).
Funcionamento insatisfatório, os humanos tenderão a ser cruéis consigo mesmos e com os outros. Funcionamento excessivo, haverá tolerância exagerada beirando o auto-sacrifício.

Sintomas Físicos: problemas cardíacos, disfunção da glândula timo, enfermidades dos pulmões, circulação irregular, tensão, cãibras, espasmos, câncer e AIDS (o timo é responsável pelo sistema imunológico). Sistema circulatório.
O elemento representativo aqui é o ar.
Sons naturais de baleias e golfinhos activam esse centro.
Cor: contém prana amarelo, dourado e um pouco de vermelho-laranja. A cor vitalizante deste chacra é o verde.
Seu talo canaliza-se normalmente pelo orifício da mama esquerda, atravessa o cardíaco e termina no espaço compreendido entre a 1ª e 2ª vértebras dorsais.


OS CHACRAS DA ESFERA DO CÉU


5- CHACRA LARÍNGEO

Energiza e controla a garganta e o sistema linfático.
O centro da garganta governa a auto-expressão e estrutura a postura do corpo, a linguagem, a expressão facial e os gestos. É o centro criativo superior. É activado por meio de práticas de invocação, mantras...
É relacionado com a palavra falada, com as vozes interiores, com a capacidade de canalização, clarividência e telepatia.
Controla as glândulas tireóide e paratireóide.
Tudo o que estiver escondido atrás de um sintoma pode ser determinado pela tensão existente em outras regiões do corpo. O chacra da garganta é que dá forma específica a toda tensão existente no corpo humano. Não é ele que causa a tensão, ele apenas estrutura a expressão de bloqueios existentes em outros chacras. Os bloqueios podem ser confiavelmente diagnosticados pela intensidade, pela existência de sons harmónicos e frequências graves, pela flexibilidade da voz, sua força e continuidade.
Uma garganta irritada pode ser sintoma de medo.
Outros sintomas típicos de bloqueios no centro laríngeo são distúrbios no crescimento e no desenvolvimento, visto este chacra estar sintonizado com a glândula tireóide, reguladora do crescimento. A maneira como crescemos também é uma forma de auto-expressão.
Quando o átomo de consciência, movendo-se pelos canais internos do SUSHUMA é activado, a voz assume tons melodiosos, harmoniosos, expressando uma gama de aspirações e emoções humanas. Evoca as verdades superiores. A energia torna-se nutrição através do som. O homem torna-se capaz de sobreviver nos níveis frequências mais elevados e recriar a si mesmo.
Uma voz desarmónica e aguda demonstra má utilização do supremo Dom deste centro, que é o uso do som da voz para abençoar.
No caso de um funcionamento deficiente o indivíduo apresenta características específicas. Ele tem dificuldade de se comunicar, talvez gagueje, suas palavras são embaralhadas e tem uma aversão patológica a qualquer espécie de comportamento extrovertido. Sua cabeça é curvada para baixo e seu queixo se inclina na direcção da laringe. Se houver hiperactividade, geralmente o indivíduo é rouco, fala com voz aguda e estridente, e pode se transformar num pequeno demagogo, debate só por debater, gosta de discutir, quer mudar o mundo de acordo com suas ideias e oferece razões bem concebidas para isso. O indivíduo tenderá a manter a cabeça erguida com o nariz para o “ar”.

“ELE NUNCA TOCA A NOTA CERTA”.

Governa a tireóide, os brônquios, as cordas vocais, os pulmões e a faringe.
Com esse centro activado, os registros acásicos serão revelados ao ser humano (impressões etéricas subtis de formas pensamentos da humanidade que estão registradas na atmosfera). Também as emanações cristalizadas de personalidades do passado (núcleos egóicos), aí se encontra, pronta para associar-se a uma frequência semelhante. Para dissolver essas cristalizações, deverá transformar e transmutar essa energia em luz, para ser absorvido pela consciência cósmica.
O centro da garganta descortina um mundo de puro movimento característico da actividade dimensional mais elevada.
A beleza do coração manifesta-se aqui através do poder de comunicação com o som primordial (OM). Sua plena potencialidade expressando-se como som, “a voz da intuição”, nas diversas expressões de clariaudiência.
Não poderá sustentar percepção, a menos que tenha conseguido controlar a vibração mais baixa. Será necessário um alto grau de pureza para sustentar essa voltagem.
Um acesso acidental a este centro, criará muita confusão, não será capaz de sustentar a actividade vertiginosa do caos a nível físico. Sofrerá vertigens, anemias, alergias, fadiga, asma, excesso de oxidação orgânica e deficiências metabólicas de cálcio quando se aproximarem dessas intensas frequências energéticas.
Uma boa forma de estimular esse centro é produzir sons com a própria voz, sons que venham à mente.
Cor: contém prana azul, violeta e verde. A cor vitalizante desse chacra é o azul. Seu talo termina na glândula tireóide, ou poderá Ter outras conexões.

6- CHACRA FRONTAL

Localiza-se no centro da testa . É a sede da nossa intuição.
Controla e energiza a glândula pituitária e o sistema nervoso.
Área do corpo governada – cérebro inferior, olho esquerdo, ouvidos, nariz, SISTEMA NERVOSO.
O centro frontal também recebe o nome de TERCEIRO OLHO, porque nessa área atrás da testa existe uma região do cérebro que é sensível à luz.
Qualquer pessoa que busque habilidades psíquicas pode desenvolver seus centros energéticos com um pouco de paciência e autodisciplina.
É a sede da mente ( é nesse nível que experimentamos o fluxo de imagens mentais e ideias abstractas continuamente chegando e saindo da mente – mentalização). O pensamento é tão poderoso que materializa a si mesmo através do éter. Para criar qualquer coisa é necessário apenas pensar que tal coisa existe. Porém, é muito difícil manter o pensamento sob tal controle que este venha a formar apenas as imagens desejadas e não outras. Controle do pensamento significa, manter em nossas mentes apenas e exactamente aquilo que desejamos Ter em termos de imagens e ideias.
PODEMOS FAZER O PENSAMENTO PARAR ATRAVÉS DA VONTADE. Exemplo – se você se sente nervoso e instável, tal fato pode ser devido a uma falta do elemento terra em seu sistema. Para alterar tal situação e restabelecer o equilíbrio de forças será preciso desejar manifestar o elemento terra em nós. Este processo pode ser facilitado utilizando um símbolo que represente para você a qualidade de terrosidade. Pelo exercício da vontade, controlando o pensamento na imagem mental , a mente gradualmente assume a qualidade simbolizada pela forma. A mente estará alterando sua frequência de vibração e gradualmente entrando naquela frequência do chacra basal ou terroso. O símbolo deve ser associado na mente do praticante apenas e tão somente com uma qualidade . Veja, um símbolo mental corporificado numa forma material torna-se um talismã.
Estamos continuamente influenciando pelo pensamento, a outras pessoas, e sendo influenciados por elas. O maior bem e o maior mal no mundo, podem ser causados por poderosas correntes de pensamento actuando e influenciando a humanidade.
O TERCEIRO OLHO tem o objectivo de mostrar aos humanos o seu caminho pessoal através da vida.
Bloqueios desse centro causam sintomas como falta de objectivo, instabilidade de vida, alienação do trabalho, medo de espíritos, e outros.
Podem ocorrer dores de cabeça em casos de esforços analíticos intensos, que são provocados por uma sobrecarga energética de uma parte desse centro.
Nossa faculdade visual também está estruturada aí, portanto, por meio da percepção de cor, da miopia ou da hipermetropia de uma pessoa, podemos diagnosticar a condição energética do seu corpo.
Alguns outros sintomas típicos de bloqueio são, desemprego permanente, mudanças de residência constantes, trocas contínuas de amores, adoração de ídolos ...
No caso de funcionamento deficiente, os indivíduos tendem a ser “um burro de carga”, juntamente com todos os estereótipos, ausência de passatempos, falta de opinião, falta de iniciativa .
No caso de hiperactividade, a pessoa pode Ter “visões”, o profeta louco, desejo de admoestar a humanidade com relação a catástrofes iminentes, ver espíritos, Ter medo sem saber porquê.
Por outro lado, um funcionamento harmonioso do TERCEIRO OLHO sempre causa algum fluxo de energia do chacra –raiz, uma indicação de que você achou o seu caminho. Assim, lembre-se dessa ligação em caso de exaustão, entorpecimento ou poder regenerador insuficiente.

“ELE NÃO ACHA O SEU CAMINHO”.

As músicas para meditação ( new age ) estimulam este centro.

SINTOMAS FÍSICOS – insanidade, perda de memória, paralisia e epilepsia.
COR - anil.

Seu talo inerva-se passando pela zona média da glândula hipófise, e continua até terminar no espaço compreendido entre a 1ª e a 2ª vértebra cervical.


7- CHACRA CORONÁRIO

Localiza-se no topo da cabeça. É a sede da mais alta frequência de vibração de energia em nós.
Controla e energiza a glândula pineal, o cérebro superior, olho direito e todo o corpo.
Para alcançar a iluminação, é necessário activar completamente esse chacra, que totalmente activado torna-se semelhante a uma taça, para receber as energias espirituais, que são distribuídas para todas as outras partes do corpo. Simboliza o SANTO GRAAL.
Esse chacra, só pode ser totalmente activado, quando o chacra do coração estiver activado. Sem desenvolver emoções refinadas superiores, não poderemos experimentar o amos divino. A paz será um sonho inatingido. Sua utilização para o bem ou para o mal, dependerá do desenvolvimento do chacra do coração.
As energias em actividade no chacra coronário são extremamente sensíveis e delicadas, e frequência muito subtil e requerem uma elevada dose de integridade pessoal, e pureza.
O caminho que o processo de consciência percorre, num primeiro movimento é o relacionar-se com o mundo para criar uma identidade no nível do ego, que passará a utilizar esses poderes dos chacras para ganhar experiências nas batalhas da vida, vencendo ou perdendo. As energias utilizadas não são realmente suas, são impulsionadas colectivamente. Seu corpo, sua mente, suas emoções, são mecanismos desesperados do inconsciente colectivo. O ego aprende a controlar um ponto de energia específico, a personalidade. Aqui o homem ainda não aprendeu a controlar as forças inferiores.
O segundo movimento, a jornada começa no nível do cardíaco, o ego tem acesso a uma frequência maior graças ao mérito do quanta de consciência. Quando o coração começa a funcionar, a limpeza cármica se inicia. Adquirirá poderes por meio do uso correcto dos seus centros superiores.
O verdadeiro aprendizado, está na dinâmica dos relacionamentos humanos, o relacionamento com os outros e, particularmente o relacionamento sexual que abre os condutores de força entre as pessoas, por meio do qual é projectada toda a história pessoal delas.
Se podemos entender que somos um campo de energia cheio de habilidades, impressões e percepções, e que esse campo é extremamente sensitivo às vibrações dos que possuem vibrações semelhantes, podemos começar a tomar melhores medidas. Saberemos que todas as vezes que nossa vibração interage e ressona com outras, na rede total da humanidade, as frequências mais baixas absorvem as mais altas exaurindo-lhes o poder. Deveríamos começar a tomar mais cuidado com o tipo de amigos e ambiente com que nos relacionamos, protegendo e preservando a pureza de nossos esforços.
O mau funcionamento do chacra da coroa, pode se manifestar como doenças relacionadas à glândula pineal e ao cérebro.
Este centro pode ser estimulado por flautas, harpas, sinos, ou seja, sons angelicais.

COR – Branco violeta

Nenhum comentário: