quinta-feira, 22 de março de 2012

VIVENCIA SOMÁTICA- A EXPERIENCIA ANIMAL- 3a.PARTE

3ª. PARTE - VIVENCIA SOMÁTICA


A EXPERIENCIA ANIMAL

     A escolha consciente não é uma opção para o réptil. Cada comportamento, cada movimento é instintivo. O cérebro reptiliano, controla a busca de comida, abrigo, companheira para procriação. Todas essas estratégias defensivas estão programadas no cérebro primitivo e é muito eficiente. A vida dominada pelo instinto é simples.
      O cérebro límbico existe nos animais superiores, e é o local primário dos comportamentos emocionais e sociais complexos que inexistem nos répteis. Esses comportamentos complementam e ampliam os impulsos instintivos do cérebro reptiliano.
     O cérebro límbico recebe impulsos do núcleo reptiliano, e elabora os dados.
     As emoções evoluíram com o cérebro límbico e prepararam o caminho para a evolução do cérebro racional. O instinto, a emoção e o intelecto funcionam juntos no humano saudável para criar a maior amplitude possível de escolhas, em qualquer situação.
     Existe um caminho para reassumirmos o controle do nosso corpo, que perdemos quando os efeitos posteriores ao trauma se tornaram cronicos. É possível estimular deliberadamente o sistema nervoso, para que este seja ativado e então descarregar suavemente a ativação. Estes mecanismos se originam no sistema nervoso e voce os experiencia no seu corpo, com o envolvimento total do sistema nervoso acessado pela sensopercepção.
     O estado ativado que não termina, a sensação contínua de perigo, a busca incessante desse perigo, a incapacidade de encontrá-lo, a dissociação, o sentimento de impotencia, juntos, formam a ansiedade traumática ( uma sensação de morte iminente intensificada pelos sentimentos de raiva, terror, pânico e impotencia). Essa ansiedade funciona como pano de fundo de qualquer experiencia na vida das pessoas traumatizadas. Aparece como nervosismo, preocupação, inqquietação e hipersensibilidade aparente. Experiencia de panico, terror, tem reações exageradas e dramáticas. Esses distúrbios não são características permanentes da personalidade, mas indicadores de um sistema nervoso temporário, mas perpetuamente sobrecarregado.
     Qualquer sistema físico capaz de conter a ativação não descarregada provocada pelo trauma, torna-se presa fácil. A energia presa irá usar qualquer aspecto de nossa fisiologia que esteja disponível.
     O trauma pode fazer com que uma pessoa fique cega, muda ou surda; pode causar paralisia nas pernas, nos braços; pode provocar dores cronicas e síndrome da fadiga cronica.
     Muitas pessoas traumatizadas vivem num estado de resignação diante dos seus sintomas, sem nunca tentar encontrar um caminho de volta a uma vida normal. A negação e a amnésia têm um papel importante, pois reforça esse estado resignado.

MATRIZ PARA REPETIÇÃO

À medida que os sintomas do trauma tornam-se mais complexos, eles começam a envolver em sua teia, todos os aspectos da vida da pessoa. Quando os desenvolvimentos desses sintomas chegarem à última volta de sua espiral descendente, eles estarão afetando e dirigindo os aspectos mentais de nossa experiencia, inconscientemente.
     De um modo insidioso, o trauma contribui para os motivos e impulsos do nosso comportamento. Por exemplo, alguém que já foi espancado quando criança, sentirá o ímpeto para espancar quando for adulto. Esse fenomeno é chamado de re-atuação. É compulsivo e destrutivo.
     O ímpeto de resolver o trauma por meio da re-atuação, pode ser físico e compulsivo. Somos inexplicavelmente atraídos para as situações que repetem o trauma original, de formas óbvias e não óbvias.
      As re-atuações podem ocorrer nos relacionamentos íntimos, em situações de trabalho, em acidentes ou infortúnios que se repetem. Acidentes repetidos são ilustrações comuns de re-atuação. Em outros casos, a pessoa pode continuar a se machucar. Tornozelos torcidos, joelhos deslocados, etc. A pista para identificá-los como sintomas de trauma, está na frequencia com que eles se repetem.
     Na verdade, alguma coisa está em sua raiz, alguma coisa da qual a pessoa não tem consciencia.
     A re-atuação traz algum alívio ao organismo. Há uma saída da energia represada gerada pelo ciclo de ativação contínua. São liberadas no corpo a adrenalina e as endorfinas.
     A re-atuação representa a tentativa do organismo de completar o ciclo natural de ativação e desativação que acompanha a resposta do reptiliano à ameaça de vida, no mundo selvagem.

ABORDAGENS XAMÂNICAS

     O Xamã, ou o curador tribal, tem sido responsável por restituir o equilíbrio e a saúde dos indivíduos, e das comunidades.
     Eles vêem a doença e o trauma como um problema para toda a comunidade, e não somente para o indivíduo que está manifestando tais sintomas.
    Os métodos utilizados por eles são diversificados e complexos. De acordo com a crença, quando a pessoa está sobrecarregada, a sua alma pode separar-se de seus corpos.
     Mircéa Eliade, diz- a “violação da alma”, é de longe a maior e a pior causa das doenças citadas pelos curadores xamanicos. Sem partes importantes de sua alma, as pessoas ficam perdidas em estados de suspensão espiritual. A doença é o resultado de estar encalhado num “limbo espiritual”.
     Embora as cerimonias ou rituais variem, o beneficiário da cura, quase sempre chacoalha e treme no momento em que o evento se aproxima do fim. Eles liberam as energias represadas.
     As pessoas com frequencia sentem-se desencaixadas do seu corpo durante meses depois de uma cirurgia que tenha usado anestesia geral.
     Na medicina xamanica, os tratamentos tentam capturar a alma, ou obrigá-la a reassumir o seu lugar no corpo, pois a doença é atribuída ao fato de a alma ter sido roubada, desviada ou, de algum modo deslocada.
     O xamanismo reconhece que a profunda interconexão, o apoio e a coesão social são requisitos necessários na cura do trauma. Cada um de nós precisa assumir a responsabilidade pela cura de nossos ferimentos traumáticos, por nós mesmos, por nossa família e pela sociedade como um todo.
     Os médicos de saúde mental, não falam em recuperar a alma, mas falam em devolver a totalidade a um organismo que foi fragmentado pelo trauma.
     Os conceitos e procedimentos xamanicos tratam o trauma unindo a alma perdida e o corpo, na presença da comunidade.
     Na vivencia somática, voce inicia a sua própria cura ao reintegrar partes perdidas ou fragmentadas do seu eu essencial. É preciso um desejo intenso de tornar-se inteiro de novo. A cura irá acontecer à medida que os elementos de sua experiencia que estavam congelados, sob a forma de sintomas, forem liberados de suas funções relativas ao trauma sofrido, permitindo que voce descongele gradualmente.
     A maioria das culturas sofre da opinião dominante de que força significa capacidade de aguentar, que é de algum modo heróico. Aceitamos sem questionar, esse costume social.
     Usando o poder do neocórtex, nossa habilidade de racionalizar, é possível dar a impressão de que atravessamos um acontecimento bastante ameaçador (guerra, perda de um ente querido), sem nenhum arranhão. Cerramos os dentes e conseguimos a admiração dos demais. Esses costumes, cometem grande injustiça ao nos encorajar a sermos super-humanos. Enquanto isso, os efeitos traumáticos ficam cada vez mais graves, firmemente enraizados e cronicos. As respostas incompletas, congeladas no sistema nervoso, são como bombas relógio indestrutíveis, programadas para explodir quando evocadas pela força. (explosões inexplicadas)
     A desconexão entre corpo e alma é um dos efeitos mais importantes do trauma. A perda da sensação da pele é uma manifestação física comum do entorpecimento, e da desconexão que as pessoas vivenciam durante e depois do trauma.

A MEDUSA- O REFLEXO DO TRAUMA

     Precisamos deslizar com suavidade para dentro do trauma, e depois nos retirar gradualmente.
     No mito da Medusa, qualquer pessoa que olhasse diretamente nos olhos dela, seria imediatamente transformada em pedra.
     Antes de Perseu partir para conquistar a Medusa, foi avisado por Atena para não olhar diretamente para a górgone. Prestando atenção à sabedoria da deusa, ele usou o seu escudo para refletir a imagem da Medusa; agindo assim, conseguiu cortar a cabeça dela.
     Do mesmo modo, a solução para vencer o trauma não vem da confrontação direta, mas do trabalho com o seu reflexo, espelhado em nossas respostas instintivas.
     As sensações corporais podem servir como guia para refletir onde estamos experienciando o trauma, e para nos levar a nossos recursos instintivos. Uma vez que tenhamos aprendido a acessá-los, podemos criar os nossos próprios escudos, para refletir e curar o nosso trauma.
     É interessante o fato de que quando a Medusa foi decapitada, duas coisas emergiram do seu corpo: Pégaso, o cavalo alado e, Chrysaor, o guerreiro com uma espada dourada.

1- a espada, simboliza a verdade absoluta, a arma de defesa definitiva do herói mítico. Ela transmite um senso de clareza e triunfo, de emergir para ir ao encontro de desafios extraordinários, e da capacidade definitiva.

2- o cavalo, simboliza o alicerce instintivo, enquanto as asas criam uma imagem de movimento, planar e elevar-se acima de uma existencia presa à terra. Como o cavalo representa o instinto e o corpo, o cavalo alado e a espada dourada são símbolos auspiciosos para os recursos que as pessoas traumatizadas descobrem no processo de subjugar as suas Medusas.
     Ao iniciarmos o processo de cura, usamos a “sensopercepção”, ou sensações corporais internas. Elas funcionam como um portal pelo qual encontramos os sintomas, ou reflexos do trauma.
     Ao dirigir a atenção para essas sensações corporais internas, ao invés de atacar cara a cara, podemos soltar e liberar as energias que foram represadas.
     Do mesmo modo que Perseu usou um escudo para confrontar a Medusa, as pessoas traumatizadas usam o escudo sensorial, ou a sensopercepção para dominar o trauma.
     Parte da dinamica do trauma, é que ele nos separa de nossa experiencia interna, como um modo de proteger o nosso organismo das sensações e emoções que poderiam ser excessivos.
     A maior parte das pessoas acha que as emoções são um assunto de pesquisa muito mais interessante do que as sensações. Contudo, se quer aprender a usar a sensopercepção para resolver o trauma, precisa aprender a reconhecer as manifestações fisiológicas que são subjacentes a suas reações emocionais. As sensações vêm dos sintomas, e os sintomas vêm da energia comprimida. Temos é que trabalhar com essa energia.
     Uma sensopercepção não é uma experiencia mental, mas física. Uma percepção corporal consciente de uma situação ou pessoa, ou acontecimento.
     Todos os traumas trazem uma oportunidade para a transformação autentica. Ele amplifica e evoca a expansão e a contração da psique, do corpo e da alma. É o modo como respondemos a um fato traumático que determina se o trauma será uma Medusa cruel e primitiva que nos trnsformará em pedra, ou será um mestre que nos levará por caminhos vastos e não mapeados.
     No mito grego, o sangue do corpo decapitado da Medusa, foi recolhido em dois frascos; um frasco tinha o poder de matar, enquanto que o outro, o poder de ressscitar. Se deixarmos, o trauma tem o poder de tirar a vitalidade de nossa vida e destruí-la. Mas, também podemos usá-lo para auto-renovação e transformação.

Meditemos...

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